Locais participantes

Inaugurado em 1960, o Aeroporto Internacional de Viracopos está situado em um importante polo científico, tecnológico e industrial do Brasil, a cidade de Campinas, São Paulo. Conhecida por abrigar grandes centros universitários, a cidade tem acesso às melhores rodovias do país e possui um grande parque industrial instalado na sua região metropolitana.

Viracopos é o segundo principal terminal de cargas do Brasil e o transporte de passageiros vem aumentando de maneira significativa nos últimos anos. É um dos aeroportos que mais crescem no país, e desde a sua concessão à iniciativa privada, uma série de melhorias e inovações vem sendo implementada através da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. O objetivo é transformar o aeroporto Internacional de Viracopos no maior e mais moderno aeroporto da América Latina.

O Americas Girls Can Code (AGCC) é uma iniciativa coordenada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada das Nações Unidas para tecnologias de informação e comunicação, com apoio do NSC - Núcleo Softex Campinas, com o principal objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades digitais de meninas através de atividades em programação e outras tecnologias digitais.

Neste ano, meninas e mulheres poderão acessar, de forma gratuita, cursos virtuais de lógica de programação, algorítmos, marketing digital, metaverso, computação em nuvem, games e outras trilhas.

Endereço: www.agccamericalatina.org/

Foto áera da empresa Bosch

O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 390.000 colaboradores, sendo cerca de 59.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 120 localidades em todo o mundo (posição de 31.12.2016). As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes e mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise em tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte.

A Campinas Tech é uma comunidade de empreendedores, startups, empresas e hubs de inovação de Campinas e Região.

A Casa Hacker é um espaço hacker sem fins lucrativos e 100% dedicada a colocar comunidades locais no controle de suas experiências digitais e a moldarem o futuro da tecnologia da informação e comunicação para o bem público. Somos uma organização de base comunitária e de raízes periféricas, apaixonados por tecnologia, ciência, sociedade e cultura. Nossa atuação é de inclusão digital, quando as informações tornam-se digitais, as pessoas que não foram incluídas e alfabetizadas digitalmente não têm acesso a elas, amplificando a desigualdade e dificultando a promoção da justiça social.

 

O Centro Boldrini atua com pesquisa de novos tratamentos contra o câncer da criança e do adolescente com o intuito de fomentar o avanço científico.

Atividade dos Laboratórios:

- Laboratório de Biologia Molecular: O Dr. Andres coordena o Laboratório de Biologia Molecular, onde são utilizadas técnicas de genética e modelos animais para análise da Leucemia Linfóide Aguda. Também é estudado o desenvolvimento de novos tratamentos contra essa doença, realizando teste de diversas drogas.

- Laboratório de Anticorpos Terapêuticos: A Dra. Zenatti coordena o Laboratório de Anticorpos Terapêuticos.  Os anticorpos são proteínas responsáveis pela defesa do nosso organismo, atuando de diversas formas. Nosso trabalho é estudá-los e desenvolvê-los para que atuem no combate contra o câncer.

- Laboratório de Imunoengenharia: Sob orientação do Dr. Pedro, o laboratório de Imunoengenharia (IMEG), se dedica ao desenvolvimento de terapias celulares avançadas. Atualmente, estamos estudando um meio de "ensinar" ao sistema imune como reconhecer e eliminar as células do câncer.

Fachada Centro Infantil Boldrini

É o maior centro de tratamento do Câncer Infantil e Doenças do Sangue da América Latina. O Boldrini tem 41 anos e hoje estão em atendimento cerca de 10 mil crianças. 80% dos pacientes vêm do SUS (Sistema Único de Saúde) e 20% de Convênios. Os índices de cura chegam a 80%, graças ao trabalho desenvolvido em Assistência, Pesquisa e Ensino focados no câncer pediátrico. É filantrópico e 44% de sua receita vêm de doações.

Foto área do CNEPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, compreende quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro de quarta geração, dedicado à análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.

Endereço: Polo II de Alta Tecnologia - R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000 - Bosque das Palmeiras, Campinas - SP, 13083-100

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, possui quatro Laboratórios Nacionais – referências mundiais e abertos às comunidades científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para valorização e transformação de materiais agroindustriais em bioprodutos com ênfase em biocombustíveis; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia.

CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, gerencia quatro Laboratórios Nacionais – referências mundiais e abertos às comunidades científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, finalizando a montagem do Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Foto áreaa do CPQD

O CPqD é uma instituição independente, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Desenvolve amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em TICs que são utilizadas em diversos setores: comunicação e multimídia, financeiro, utilities, indústrias, administração pública e defesa e segurança. 

O Centro de Química Medicinal – CQMED, localizado na Unicamp, em Campinas (SP), é especializado nas fases iniciais de desenvolvimento de novas drogas. Para tanto, o centro desenvolveu uma plataforma de descoberta de moléculas inibidoras de alvos específicos relacionados a doenças humanas. O CQMED foi fundado em 2015 e atualmente é credenciado como uma Unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O Centro de Química Medicinal – CQMED, localizado na Unicamp, em Campinas (SP), é especializado nas fases iniciais de desenvolvimento de novas drogas. Para tanto, o centro desenvolveu uma plataforma de descoberta de moléculas inibidoras de alvos específicos relacionados a doenças humanas. O CQMED foi fundado em 2015 e atualmente é credenciado como uma Unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Endereço: Rua, Av. Dr. André Tosello, 550 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-886

O Centro de Química Medicianal - CQMED é um laboratório internacional, com colaboração e participação de cientistas do mundo todo. O centro de pesquisa possui estrutura para investigar profundamente as proteínas, sejam humanas ou de parasitas. Conta com um laboratório sofisticado para preparar moléculas químicas capazes de interagir com essas proteínas e assim, utilizá-las como alvo de futuros medicamentos.

CQMED

O CQMED é um laboratório internacional, com colaboração e participação de cientistas do mundo todo. Trabalham sob conceito de Ciência aberta, ou seja, compartilham seus resultados, informações, reagentes com outros centros de pesquisa, indústrias farmacêuticas para que a pesquisa em geral seja mais rápida, econômica e sustentável e gere mais rapidamente produtos para a saúde e bem-estar da sociedade. O centro de pesquisa possui estrutura para clonagem e produção de proteínas humanas e de parasitas e realização de experimentos para avaliar a atividade de tais proteína e também para desvendar suas estruturas 3D. Também possui um laboratório para fazer moléculas químicas capazes de inibidor a atividade dessas proteínas com a finalidade de estudar suas funções dentro das células/ organismos para que possam ser utilizadas como alvo de medicamentos.

CTI Renato Archer

O CTI Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, que visa agregar valor aos produtos e aumentar a competitividade do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil. Além disso, atua em áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. A intensa interação com os setores acadêmico, por meio de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, faz do CTI uma instituição capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) diversificado, focado em prover soluções para o mercado e para sociedade. As atividades do CTI integram também a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que desde sua criação, em 1982, atua em parceria com agentes do setor privado, da academia e do governo para promover ambiente propício à geração de inovações em processos e produtos, visando o fortalecimento da indústria nacional.

Ao longo de sua trajetória, o CTI Renato Archer criou e aperfeiçoou competências técnicas capazes de atender demandas dos variados setores socioeconômicos tais como: Tecnologias Tridimensionais, Robótica e Visão Computacional, Tecnologias e Metodologias para Modelagem de Processos, Tecnologias de Superfícies de Interação e Displays, Tecnologias para Concepção de Sistemas de Hardware, Empacotamento Eletrônico e Qualificação de Produtos Eletrônicos, Tecnologias para Melhoria de Processos de Software e de Segurança de Sistemas de Informação, entre outras.

Esse conjunto de competências se organiza em torno de projetos de interesse do setor acadêmico, industrial, de serviços e também do Governo, os quais são executados em uma infraestrutura laboratorial de alta complexidade e em permanente atualização.

As ações de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do CTI Renato Archer são desenvolvidas com base no planejamento estratégico do MCTIC e com foco em quatro principais eixos temáticos: Indústria 4.0, Saúde Avançada, Tecnologias Habilitadoras e Governo Digital.

Esse modelo de atuação estimula a integração das competências técnicas internas, e de parceiros, para a finalidade principal de contribuir com o avanço da capacidade produtiva do país e da melhoria das condições para a promoção de inovações de interesse da sociedade.

 

O CTI Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, que visa agregar valor aos produtos e aumentar a competitividade do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil. Além disso, atua em áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. A intensa interação com os setores acadêmico, por meio de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, faz do CTI uma instituição capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) diversificado, focado em prover soluções para o mercado e para sociedade. As atividades do CTI integram também a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Foto áerea do CTI

O CTI Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, que visa agregar valor aos produtos e aumentar a competitividade do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil. Além disso, atua em áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. A intensa interação com os setores acadêmico, por meio de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, faz do CTI uma instituição capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) diversificado, focado em prover soluções para o mercado e para sociedade. As atividades do CTI integram também a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.​

Dom Pedro I Highway (SP-65), Km 143,6 - Chácaras Campos dos Amarais, Campinas - SP, 13069-901

O CTI Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, que visa agregar valor aos produtos e aumentar a competitividade do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil. Além disso, atua em áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. A intensa interação com os setores acadêmico, por meio de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, faz do CTI uma instituição capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) diversificado, focado em prover soluções para o mercado e para sociedade. As atividades do CTI integram também a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para mais informações sobre o CTI e a programação da Semana de Ciência e Tecnologia.

As atividades da Ecobrinquedoteca são gratuitas e direcionadas para o público a partir de 16 anos visando a formação de Ecobrinquedistas. O objetivo é ampliar a Criatividade para que tod@s possam produzir ecojogos matemáticos, lógica, estratégia e outros com a REutilização de sucatas variadas e, assim contribuir para um consumismo sustentável e fortalecimento das ações ECO - lúdicas - culturais como “Ciência para a redução das desigualdades”.

Foto: Guardiões da Ecobrinquedoteca

Ecobrinquedoteca

Foto: Guardiões da Ecobrinquedoteca

As atividades da Ecobrinquedoteca são gratuitas e direcionadas para o público a partir de 16 anos visando a formação de Ecobrinquedistas para a área Pedagógica, Terapêutica e/ou lazer. O objetivo é ampliar a Criatividade para que tod@s tenham sua Ecobrinquedoteca com a REutilização de sucatas variadas e, assim contribuir para um consumo sustentável e fortalecimento das ações ECOLÚDICAS culturais como “Ciência para a redução das desigualdades”.

Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange” e Núcleo de Inovação e Design SENAI “Roberto Mange”, ofertam cursos desde a iniciação profissional até a pós graduação lato sensu, em que a pesquisa aplicada e a inovação, são partes integrantes a todas estas formações.

A Escola e Faculdade dispõem de modernas máquinas de usinagem, laboratórios de ensaio de materiais, prototipagem, metrologia e equipamentos.

O Núcleo de Inovação e Design por sua vez, atende o mercado realizando diversos tipos de projetos de produtos, pesquisa aplicada e consultoria criativa, utilizando da tecnologia e conhecimento existentes na entidade, além de estar em consonância com as novas realidades do mercado.

SENAI "Roberto Mange"

Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange” e Núcleo de Inovação e Design SENAI “Roberto Mange”, ofertam cursos desde a iniciação profissional até a pós-graduação lato sensu, em que a pesquisa aplicada e a inovação, são partes integrantes a todas estas formações.
A Escola e Faculdade dispõem de modernas máquinas de usinagem, laboratórios de ensaio de materiais, prototipagem, metrologia e equipamentos.
O Núcleo de Inovação e Design por sua vez, atende o mercado realizando diversos tipos de projetos de produtos, pesquisa aplicada e consultoria criativa, utilizando da tecnologia e conhecimento existentes na entidade, além de estar em consonância com as novas realidades do mercado.

A escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini há mais de 25 anos atua na formação de técnicos nas áreas de Alimentos, Automação e Desenvolvimento de Sistemas, além disso capacita profissionais nessas mesmas áreas com foco na inovação e tendências do mercado. Desenvolve ainda, serviços tecnológicos por meio do Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas, especializado em desenvolvimento de produtos, assessorias e ensaios metrológicos, tendo como missão aumentar a competitividade da indústria.

Fachada SENAI Zerbini

A Escola SENAI Zerbini possui cursos técnicos em Informática, Automação Industrial e Alimentos. A infraestrutura é dotada de plantas piloto para processamento de alimentos e laboratórios de automação e informática para que os alunos possam aprender fazendo.

Fachada Fatec Campinas

FATEC Campinas: Instituição Estadual de ensino superior, oferece 240 vagas semestrais, gratuitas, nos Cursos de Graduação de Processos Químicos - PQ (40 vagas manhã e 40 noite), Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS (40 vagas manhã), Gestão de Energia e Eficiência Energética - GEEE (40 vagas noite), Gestão da Tecnologia da Informação GTI (40 vagas noite) e Gestão Empresarial - GE (40 vagas manhã).
Inaugurada em 2014 o prédio amplo, localizado ao lado da ETECAP no campo dos Amarais, conta com 24 salas de aulas, laboratórios de informática, laboratórios de Química, laboratórios de Física, Sala de Metodologias Ativas, Biblioteca e Auditório.

O Centro de Pesquisa Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) tem como objetivo desenvolver variedades agrícolas ou outras soluções que tornem as plantas tolerantes às mudanças climáticas, ou seja, capazes de se desenvolver em cenários de altas temperaturas e deficiência hídrica. Trata-se de uma parceria entre Unicamp e Embrapa, financiada pela Fapesp.

O Grupo de Educadores Google é uma comunidade de educadores que buscam impulsionar o uso de tecnologias na educação. As reuniões do GEG Campinas acontecem mensalmente e os temas são diversos. As atividades propostas acontecerão em uma sala do Instituto de Geociências da Unicamp (IG).

O Instituto Agronômico (IAC) de Campinas é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Seu corpo de servidores conta com 127 pesquisadores científicos e 269 funcionários de apoio. Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, Centro Experimental Central e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios, demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos.

 

 O Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

É um instituto de pesquisa que tem a missão de gerar e transferir ciência, tecnologia e pesquisas e produtos para otimização dos sistemas de produção vegetal, com responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento socioeconômico e à segurança alimentar, por meio da pesquisa, da formação de recursos humanos e da preservação do patrimônio.. Uma Instituição de excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Tropical e Subtropical. Com competência para prever e atender demandas do agronegócio, ética, rigor científico, capital humano, credibilidade, trabalho em equipe, capacidade de inovação e perseverança nos seus objetivos, são valores preservados e estimulados pelo IAC no cumprimento de sua missão. Desenvolve ações de pesquisa sintonizadas com as demandas do setor agrícola; prevê e propõe demandas; desenvolve e transfere produtos e processos; produz material bibliográfico técnico e científico; orienta a formulação de políticas públicas; forma competências científicas e críticas; contribui para a segurança alimentar; propõe produtos e processos inovadores.

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.

O Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

É um instituto de pesquisa que tem a missão de gerar e transferir ciência, tecnologia e pesquisas e produtos para otimização dos sistemas de produção vegetal, com responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento socioeconômico e à segurança alimentar, por meio da pesquisa, da formação de recursos humanos e da preservação do patrimônio.. Uma Instituição de excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Tropical e Subtropical. Com competência para prever e atender demandas do agronegócio, ética, rigor científico, capital humano, credibilidade, trabalho em equipe, capacidade de inovação e perseverança nos seus objetivos, são valores preservados e estimulados pelo IAC no cumprimento de sua missão. Desenvolve ações de pesquisa sintonizadas com as demandas do setor agrícola; prevê e propõe demandas; desenvolve e transfere produtos e processos; produz material bibliográfico técnico e científico; orienta a formulação de políticas públicas; forma competências científicas e críticas; contribui para a segurança alimentar; propõe produtos e processos inovadores.

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.

Endereço da atividade nesta edição: Centro de Horticultura. Av. Theodureto de Almeida Camargo 1500, Botafogo, Campinas Centro de Horticultura, Predio Hortaliças

IAC

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Seu corpo de servidores conta com 161 pesquisadores científicos e 319 funcionários de apoio. Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, Centro Experimental Central e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios, demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos.

Fundada em 1976, a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) é uma empresa de economia mista que tem como principal acionista a Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). A IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas que atendem à PMC. Além disso, possui um moderno datacenter e estrutura de telecomunicações que oferecem suporte a todo o ambiente, com altos índices de segurança e disponibilidade.

Informática de Municípios Associados S/A (IMA) é uma empresa de economia mista que tem como principal acionista a Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). A IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas que atendem à PMC. Além disso, possui infraestrutura de data center e de telecomunicações que oferecem suporte a todo o ambiente, com altos índices de segurança e disponibilidade. Conta atualmente com mais de oitocentos funcionários, embora nem todos estejam alocados na sede, em função dos serviços descentralizados.

Desde julho de 1976, a empresa tem criado ferramentas e organizado procedimentos, permitindo aos órgãos da administração pública de Campinas e outros municípios atender às demandas da sociedade com maior eficácia e agilidade, com economia de recursos e na medida do que a situação exige. Uma avalanche de informações, documentos e conteúdos chegam até as empresas e organismos públicos, vindos das mais diferentes fontes e formas. Para que seja realmente útil aos processos de negócios, precisa ser captada, gerenciada, armazenada, distribuída e preservada. É isso que as soluções da IMA fazem: organizam todo o ciclo de vida das informações e conteúdos não-estruturados.

Interior IMECC

O IMECC oferece cursos de graduação e de pós-graduação em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Nossos cursos são bastante prestigiados e encontram-se entre os mais procurados no país, tanto por estudantes brasileiros quanto estrangeiros.
O IMECC desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas da matemática e da estatística. Seus professores integram inúmeros projetos de cooperação nacionais e internacionais, e a intensa atividade científica do instituto traduz-se na publicação anual de centenas de artigos em periódicos especializados, assim como em prêmios e distinções acadêmicas.
Os indicadores de desempenho do IMECC situam-no entre os centros do gênero na América Latina.

Instituto de matemática

O IMECC é um instituto da Unicamp que oferece cursos de graduação e de pós-graduação em matemática, matemática aplicada e estatística. Os cursos do IMECC são bastante prestigiados e encontram-se entre os mais procurados no país, tanto por estudantes brasileiros como de diversos outros países.

O IMECC também desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas da matemática e da estatística. Seus professores integram inúmeros projetos de cooperação nacionais e internacionais, e a intensa atividade científica do instituto tem resultado na publicação de centenas de artigos em periódicos especializados, assim como em prêmios de reconhecimento pela contribuição acadêmica. Os indicadores de desempenho do IMECC o posicionam como uma das melhores escolas do gênero na América Latina.

Foto representando o prédio do IMECC

O IMECC oferece cursos de graduação e de pós-graduação em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Nossos cursos são bastante prestigiados e encontram-se entre os mais procurados no país, tanto por estudantes brasileiros quanto estrangeiros.

O IMECC desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas da matemática e da estatística. Seus professores integram inúmeros projetos de cooperação nacionais e internacionais, e a intensa atividade científica do instituto traduz-se na publicação anual de centenas de artigos em periódicos especializados, assim como em prêmios e distinções acadêmicas. Os indicadores de desempenho do IMECC situam-no entre os centros do gênero na América Latina.

Interior IMECC

O IMECC oferece cursos de graduação e de pós-graduação em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Nossos cursos são bastante prestigiados e encontram-se entre os mais procurados no país, tanto por estudantes brasileiros quanto estrangeiros.
O IMECC desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas da matemática e da estatística. Seus professores integram inúmeros projetos de cooperação nacionais e internacionais, e a intensa atividade científica do instituto traduz-se na publicação anual de centenas de artigos em periódicos especializados, assim como em prêmios e distinções acadêmicas.
Os indicadores de desempenho do IMECC situam-no entre os centros do gênero na América Latina.

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade criado em 2003, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade. Tem a missão de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado. A Inova atua em quatro focos: Propriedade Intelectual; Parcerias em Projetos Cooperativos e Transferência de Tecnologia; Parque Científico e Tecnológico e Empreendedorismo; Relações Institucionais e Comunicação.

Av. Barão de Itapura, 1481 - Botafogo, Campinas - SP, 13075-630

ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos - visão aerea

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

iLocalizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela Cgcre/Inmetro. Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), localizado em Campinas/SP, é uma instituição líder em pesquisa aplicada na América Latina. O Ital tem um papel central na inovação do setor de alimentos, realizando pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados nas áreas de alimentos e bebidas, ingredientes, processamento e embalagem. Fundado em 1963 como uma instituição pioneira em tecnologia de alimentos no Brasil, o Ital é um dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Saiba mais em https://ital.agricultura.sp.gov.br/ Atualmente acelerando mais de 100 startups ao ano, a Venture Hub é uma plataforma de aceleração de startups e inovação corporativa que une empreendedores, grandes corporações, centros de tecnologia, empresas emergentes e investidores – promovendo um engajamento orientado para resolução de desafios, experimentação de modelos e crescimento de novos negócios. Saiba mais em https://venturehub.se

 

Foto da faxada do Museu de Ciências da Unicamp

O Museu Exploratório de Ciências pretende mostrar a um público amplo temas científicos diversos, abordando conceitos científicos e como estes conceitos foram incorporados na sociedade através de novos conhecimentos e tecnologias.

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas em cooperação com a Unicamp e fica localizado dentro do Parque Portugal.

Museu Dinâmico de Ciências de Campinas / Planetário

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas atende escolas e o público em geral desde 1987, ao visitar as dependências do Planetário/MDCC as pessoas estarão entrando num mundo de curiosidade e aprendizado.

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas em cooperação com a Unicamp e fica localizado dentro do Parque Portugal.

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas em cooperação com a Unicamp e fica localizado dentro do Parque Portugal.

Estantes dentro do Museu de Tecnologia ‘Maria José Di Santo Navarro’

O Museu de Tecnologia “Maria José Di Santo Navarro” surgiu da união do desejo da Sra Maria José Di Santo Navarro em preservar itens relacionados à História da Tecnologia, pessoais e das instituições das quais é mantenedora, com a ideia, já antiga, do Prof. Marcos Diniz de Magalhães Chaves de preservar e transmitir o conhecimento sobre a evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação para gerações futuras através da coleta e registro de itens que mostram no presente a tecnologia usada no passado.
Visão: Ser reconhecido como modelo na preservação e divulgação da Tecnologia na Região Metropolitana de Campinas.
Missão: Preservar e difundir a História da Tecnologia e Computação para as gerações presentes e futuras, apresentando a Tecnologia de uma forma prazerosa, lúdica e interativa.
Local: Faculdade IESCAMP | 2º Andar (subir pela escada próxima à Biblioteca)

O Museu Exploratório de Ciências pretende mostrar a um público amplo temas científicos diversos, abordando conceitos científicos e como estes conceitos foram incorporados na sociedade através de novos conhecimentos e tecnologias.

Museu Exploratório de Ciências da Unicamp

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp é uma entidade educativa, de difusão e de disseminação científica. Nossa missão é estimular a curiosidade sobre o mundo e seus fenômenos, promovendo uma postura autônoma e criativa na busca do conhecimento científico. O Museu possui um espaço de exploração interativa permanente, organiza exposições para promover participação ativa dos visitantes e promove oficinas de cunho educacional envolvendo exploração e resolução de problemas. Essas oficinas apresentam o método científico na prática, incentivam os participantes a observarem o mundo ao seu redor, a apropriar-se do conhecimento e refletir sobre o mesmo. Conheça mais sobre o Museu em seu site: http://www.mc.unicamp.br/ ou no Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp/

O Núcleo Campinas de Empresas Juniores é uma organização formada por estudantes de graduação responsável por representar, conectar e potencializar as empresas juniores da região de Campinas, que abrange 8 cidades, 9 instituições de ensino e mais de 1.200 empresários juniores.

Uma empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos formada exclusivamente por alunos de graduação. Assim como qualquer outra empresa, uma empresa júnior realiza serviços a clientes reais e, com o dinheiro captado, investe na capacitação profissional de seus membros e na infraestrutura da empresa. No Núcleo Campinas existem empresas juniores dos mais diversos cursos, desde Letras até Engenharia.

Observatório Municipal de Campinas à noite

O Observatório Jean Nicolini é um equipamento público administrado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e atua com pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

O Observatório Municipal de Campinas - Jean Nicolini é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e atua com a pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

Observatório Municipal de Campinas à noite

Pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

Foto área do Observatório Municipal Jean Nicolini

O Observatório Municipal de Campinas - Jean Nicolini é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, que atua com a pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

Observatório Municipal de Campinas à noite

O Observatório Jean Nicolini é um equipamento público administrado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e atua com pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

Endereço: Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras Distrito de, Campinas - SP, 13106-001

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini é um observatório astronômico que se localiza no distrito de Joaquim Egídio em Campinas.

Possui quatro telescópios, com características distintas, sendo que o Telescópio de 0.5 m é muito utilizado para atividade com público e escolas devido a sua versatilidade no manuseio. Há no local também um telescópio de 600mm e uma cúpula motorizada.

Está situado no Monte Urânia, na Serra das Cabras, já próximo à cidade de Morungaba, a uma altitude de 1033m. O Observatório recebe cerca de 12 mil visitantes e estudantes por ano, em horários especiais de agendamento. O lugar abre o público somente aos domingos.

O Planetário e Museu Dinâmico de Ciências de Campinas é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas em cooperação com a Unicamp e fica localizado dentro do Parque Taquaral.

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, s/n Entrada pelo portão 7 da Lagoa do Taquaral.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

Endereço: Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas - SP, 13087-571

Campus I: Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida

Campus II: Av. John Boyd Dunlop - Jardim Ipaussurama, Campinas - SP, 13034-685

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também Laboratório de Solos e Geologia com equipamentos que permitem a correta manipulação de solo, Laboratório de Estrutura e Materiais de Construção com uma prensa de tijolos ecológicos, área externa com recipientes para armazenamento de resíduos sólidos área externa onde ocorre compostagem.

 

Foto da faxada da Puc Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras.

PUC Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

 

A instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

PUC-Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

 

A instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

PUC Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana.
A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também Laboratório de Solos e Geologia com equipamentos que permitem a correta manipulação de solo, Laboratório de Estrutura e Materiais de Construção com uma prensa de tijolos ecológicos, área externa com recipientes para armazenamento de resíduos sólidos área externa onde ocorre compostagem.

Olá, somos um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do Brasil e estamos aqui em Campinas. Em quase 20 anos de história, nos especializamos em solucionar problemas e trazemos em nossa bagagem mais de 1.000 projetos que impactam a vida de milhões de pessoas, levando inovação e fazendo o futuro acontecer agora. E, falando em futuro, você sabia que os robôs estão mais pertos do que nunca? Nesse webinar vamos te mostrar o há de mais novo em tecnologias para fazer com que os robôs consigam entender tudo o que a gente escreve. Vamos nessa?

 

 

SiDi

Nascemos em 2004, a partir do desejo de transformar o mundo. Desde então, trabalhamos para levar nosso conhecimento a nossos parceiros. Graças a uma equipe que esbanja expertise, criamos projetos que transformam e facilitam o dia a dia de milhões de pessoas. Nossa busca pelo novo, entendendo as necessidades individuais de cada projeto que já passou por aqui, nos tornou reconhecidos globalmente por desenvolver soluções e serviços seguros para as pessoas e para o planeta. E no evento CTI, iremos disponibilizar instrumentos tecnológicos + conceitos técnicos sobre Realidade Aumentada, com games num formato mais lúdico para uma aprendizagem mais dinâmica e divertida para os alunos.

O teatro IMA Cultural está localizado na sede da IMA - Informática de Municípios e Associados S/A. O auditório tem 590 lugares e fazia parte do convento do Instituto das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, que funcionava no mesmo prédio, antes de ser a sede da IMA.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. É uma das quatro universidades mantidas pelo governo paulista.

Seu principal campus ocupa 3,5 quilômetros quadrados e está localizado no distrito de Barão Geraldo. A instituição também tem campi satélites nos municípios de Limeira, Piracicaba e Paulínia, além de gerir duas escolas secundárias técnicas, localizadas em Campinas e Limeira.

A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2015, o QS a classificou como a 195ª melhor universidade do mundo, além da 11ª melhor universidade com menos de 50 anos de existência do planeta, e como a 24ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. Em 2015, a Unicamp foi a universidade com maior número de cursos bem avaliados do país pelo Ministério da Educação. Em julho de 2017, a Unicamp ultrapassou pela primeira vez a USP, tornando-se a melhor universidade da América Latina, conforme classificação da revista britânica Times Higher Education (THE). Em 2019, a Unicamp gerou impacto de R$13,8 bilhões na região de campinas, contabilizando empregos diretos e indiretos, além do impacto econômico das suas empresas-filhas.

O Encontro Anual Unicamp Ventures está em sua 18ª edição e é o principal evento que reúne as empresas-filhas da Unicamp. O evento é gratuito e aberto a todas pessoas interessadas nos temas propostos. Após o evento, haverá um coquetel de networking (sob adesão) para quem quiser continuar essa conversa de forma mais descontraída.

Neste ano, o Encontro Anual será realizado presencialmente, no campus de Campinas, confira o endereço:

Data: 19 de outubro (quinta-feira)
Horário: 13:30 até 18:00
Local: Auditório do Instituto Eldorado
Endereço: Av. Alan Turing, 275 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-898
Google Maps:  https://goo.gl/maps/mvZV9WibqSj4SBvh8

ORGANIZAÇÃO: Unicamp, Inova Unicamp e Unicamp Ventures.

PATROCÍNIO: 3M, Neger Telecom, FM2S, iFood, Healthbit, Alcance Innovation e Antoniense Finanças & Negócios.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade. Seu principal campus ocupa 3,5 quilômetros quadrados e está localizado no distrito de Barão Geraldo em Campinas (SP). A instituição também oferece cursos nos municípios de Limeira e Piracicaba, além de gerir duas escolas secundárias técnicas, localizadas em Campinas e Limeira. Seu financiamento é quase inteiramente oriundo do governo do estado. Como outras universidades públicas brasileiras, a Unicamp também não cobra mensalidades ou taxas de administração para seus cursos de graduação e pós-graduação. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras. Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2019, a Unicamp gerou impacto de R$13,8 bilhões na região de campinas, contabilizando empregos diretos e indiretos, além do impacto econômico das suas empresas-filhas. A Unicamp oferece 70 cursos de graduação e mais de 150 cursos de pós-graduação.

Endereço: Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-970

Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie há 20 anos presente na cidade de Campinas, unindo a tradição àinovação e buscando sempre o aprimoramento da excelência na qualidade do ensino, possui índices elevados de empregabilidade.

Endereço: Av. Brasil, 1220. Jardim Guanabara. Campinas, SP.

Galeria de fotos - edição 2024

  • Desafio Campinação - Foto: Warley Menezes
  • Desafio Campinação - Foto: Warley Menezes
  • EMEF Edson de Lima Souto - Foto: Dennis
  • Museu Exploratório de Ciência da UNICAMP - Foto: Professora Eliane Lepesteur
  • PUC Campinas - Foto: Professora Eliane Lepesteur
  • PUC Campinas - Foto: Professor Denis Silva
  • SENAI - Foto: Cassio Freitas
  • Prefeito visitou Semana de 2013 e estimulou participação das crianças - Crédito: Carlos Bassan/Arquivo PMC
  • Prefeito é cercado por crianças na chegada ao evento - Crédito: Carlos Bassan
  • Prefeito discursa durante evento - Crédito: Carlos Bassan/Arquivo PMC
  • Jonas e autoridades abriram evento de 2013 - Crédito: Carlos Bassan/Arquivo PMC
  • Crianças aprendem sobre primeiros socorros - Crédito: Carlos Bassan/Arquivo PMC
  • Criançada aprendendendo e brincando - Crédito: Carlos Bassan/Arquivo PMC
  • Estudantes puderam simular atendimento de emergência. - Crédito: Correio Popular
  • Alunos em atividade na Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia  Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Alunos em atividade na Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia  Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Alunos em atividade na Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia  Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Secretário Samuel Rossilho discursa durante abertura do evento - Crédito: Carlos Bassan
  • Alunos em atividade na Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia  Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Secretário Samuel Rossilho discursa durante abertura do evento - Crédito: Carlos Bassan
  • Secretário Samuel Rossilho discursa durante abertura do evento - Crédito: Carlos Bassan
  • Alunos em atividade na Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia  Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Alunos em atividade na Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia  Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Alunos em atividade na Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia  Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2014 - Crédito: Carlos Bassan
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2015 - Crédito: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo - Departamento de Desenvolvimento Econômico
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD
  • Atividades da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia Campinas/2016 - Crédito: CPqD