PUC-Campinas – Pontifícia Universidade Católica de Campinas

PUC Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana.
A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também Laboratório de Solos e Geologia com equipamentos que permitem a correta manipulação de solo, Laboratório de Estrutura e Materiais de Construção com uma prensa de tijolos ecológicos, área externa com recipientes para armazenamento de resíduos sólidos área externa onde ocorre compostagem.

Endereço: 

Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas - SP, 13087-571

Veja no mapa

Atividades relacionadas à programação

Data : 21/10/2019
Hora evento:
14h00
Capacidade: 40

A oficina tem como objetivo apresentar a plataforma Scratch de forma a explorar suas ferramentas básicas e construir passo a passo alguns jogos digitais.
Vagas: 40
Classificação: 11 a 14 anos.
Tempo previsto de duração: 2h

Data : 22/10/2019
Hora evento:
13h30
Capacidade: 40

-OFICINA DE SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS PARA RECICLAGEM: Apresentar as diferentes formas de segregação de resíduos, e sua importância na execução de diferentes tipos de reciclagem (mecânica, química, compostagem e biodigestão). Apresentar os conceitos de armazenamento com símbolos e cores, com ênfase em atividade lúdica e dinâmica, enaltecendo a importância da correta separação para possibilitar o aproveitamento e reciclagem dos materiais. Trabalhar em toda a atividade com os conceitos dos 3 R, redução, reutilização e reciclagem. Enfatizar a importância dos catadores na coleta seletiva e da possibilidade de melhoria da sua condição social por meio dessa atividade.
-OFICINA DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: Apresentar o laboratório de solos da PUC-Campinas, e os diferentes tipos de tijolos ecológicos existentes (adobe, tijolo de polímero reciclado e solo-cimento). Atividade lúdica, dinâmica e interativa, com o apoio do corpo técnico do laboratório, possibilitando aos alunos, organizados em grupos, preparem a mistura de um tijolo e acompanharem o processo de prensagem e produção de uma peça, aproximando os alunos do meio técnico e trabalhando com conceitos práticos de química e física aplicadas à Engenharia Ambiental. Apresentar a possibilidade de utilização dos tijolos em construções de baixo custo e como uma possível fonte de renda.
Vagas: 40
Classificação: 11 a 14 anos.
Tempo previsto de duração: 4h

Data : 23/10/2019
Hora evento:
13h30
Capacidade: 40

As alterações no novo documento que orienta o trabalho com a matemática – Base Nacional Comum Curricular, para além de organizar os conteúdos, prevê uma ruptura com a visão sobre essa disciplina. Com o olhar centrado no ensino fundamental II e com objetivo de recepcionar os alunos com atividades que ofereçam um olhar mais abrangente para os conteúdos que serão abordados e mais ainda, para uma possibilidade de abertura para o trabalho com a disciplina, será oferecida uma gincana com formato de circuito matemático, para participação de todos os alunos com desenvolvimento de tarefas propostas pelos alunos do curso de licenciatura em matemática fazendo a transposição didática entre o seu conhecimento matemático e a matemática escolar.
Vagas: 40
Classificação: 8º ano do Ensino Fundamental.
Tempo previsto de duração: 2h

Data : 24/10/2019
Hora evento:
13h30
Capacidade: 40

As alterações no novo documento que orienta o trabalho com a matemática – Base Nacional Comum Curricular, para além de organizar os conteúdos, prevê uma ruptura com a visão sobre essa disciplina. Com o olhar centrado no ensino fundamental II e com objetivo de recepcionar os alunos com atividades que ofereçam um olhar mais abrangente para os conteúdos que serão abordados e mais ainda, para uma possibilidade de abertura para o trabalho com a disciplina, será oferecida uma gincana com formato de circuito matemático, para participação de todos os alunos com desenvolvimento de tarefas propostas pelos alunos do curso de licenciatura em matemática fazendo a transposição didática entre o seu conhecimento matemático e a matemática escolar.
Vagas: 40
Classificação: 8º ano do Ensino Fundamental.
Tempo previsto de duração: 2h