Locais participantes

O Americas Girls Can Code (AGCC) é uma iniciativa coordenada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada das Nações Unidas para tecnologias de informação e comunicação, com apoio do NSC - Núcleo Softex Campinas, com o principal objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades digitais de meninas através de atividades em programação e outras tecnologias digitais.

Neste ano, meninas e mulheres poderão acessar, de forma gratuita, cursos virtuais de lógica de programação, algorítmos, marketing digital, metaverso, computação em nuvem, games e outras trilhas.

Endereço: www.agccamericalatina.org/

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.

Endereço: Polo II de Alta Tecnologia - R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000 - Bosque das Palmeiras, Campinas - SP, 13083-100

O Centro de Química Medicinal – CQMED, localizado na Unicamp, em Campinas (SP), é especializado nas fases iniciais de desenvolvimento de novas drogas. Para tanto, o centro desenvolveu uma plataforma de descoberta de moléculas inibidoras de alvos específicos relacionados a doenças humanas. O CQMED foi fundado em 2015 e atualmente é credenciado como uma Unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Endereço: Rua, Av. Dr. André Tosello, 550 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-886

O Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

É um instituto de pesquisa que tem a missão de gerar e transferir ciência, tecnologia e pesquisas e produtos para otimização dos sistemas de produção vegetal, com responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento socioeconômico e à segurança alimentar, por meio da pesquisa, da formação de recursos humanos e da preservação do patrimônio.. Uma Instituição de excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Tropical e Subtropical. Com competência para prever e atender demandas do agronegócio, ética, rigor científico, capital humano, credibilidade, trabalho em equipe, capacidade de inovação e perseverança nos seus objetivos, são valores preservados e estimulados pelo IAC no cumprimento de sua missão. Desenvolve ações de pesquisa sintonizadas com as demandas do setor agrícola; prevê e propõe demandas; desenvolve e transfere produtos e processos; produz material bibliográfico técnico e científico; orienta a formulação de políticas públicas; forma competências científicas e críticas; contribui para a segurança alimentar; propõe produtos e processos inovadores.

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.

Endereço da atividade nesta edição: Centro de Horticultura. Av. Theodureto de Almeida Camargo 1500, Botafogo, Campinas Centro de Horticultura, Predio Hortaliças

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), localizado em Campinas/SP, é uma instituição líder em pesquisa aplicada na América Latina. O Ital tem um papel central na inovação do setor de alimentos, realizando pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados nas áreas de alimentos e bebidas, ingredientes, processamento e embalagem. Fundado em 1963 como uma instituição pioneira em tecnologia de alimentos no Brasil, o Ital é um dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Saiba mais em https://ital.agricultura.sp.gov.br/ Atualmente acelerando mais de 100 startups ao ano, a Venture Hub é uma plataforma de aceleração de startups e inovação corporativa que une empreendedores, grandes corporações, centros de tecnologia, empresas emergentes e investidores – promovendo um engajamento orientado para resolução de desafios, experimentação de modelos e crescimento de novos negócios. Saiba mais em https://venturehub.se

 

Observatório Municipal de Campinas à noite

O Observatório Jean Nicolini é um equipamento público administrado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e atua com pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

Endereço: Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras Distrito de, Campinas - SP, 13106-001

O Planetário e Museu Dinâmico de Ciências de Campinas é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas em cooperação com a Unicamp e fica localizado dentro do Parque Taquaral.

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, s/n Entrada pelo portão 7 da Lagoa do Taquaral.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

Endereço: Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas - SP, 13087-571

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade. Seu principal campus ocupa 3,5 quilômetros quadrados e está localizado no distrito de Barão Geraldo em Campinas (SP). A instituição também oferece cursos nos municípios de Limeira e Piracicaba, além de gerir duas escolas secundárias técnicas, localizadas em Campinas e Limeira. Seu financiamento é quase inteiramente oriundo do governo do estado. Como outras universidades públicas brasileiras, a Unicamp também não cobra mensalidades ou taxas de administração para seus cursos de graduação e pós-graduação. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras. Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2019, a Unicamp gerou impacto de R$13,8 bilhões na região de campinas, contabilizando empregos diretos e indiretos, além do impacto econômico das suas empresas-filhas. A Unicamp oferece 70 cursos de graduação e mais de 150 cursos de pós-graduação.

Endereço: Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-970

Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie há 20 anos presente na cidade de Campinas, unindo a tradição àinovação e buscando sempre o aprimoramento da excelência na qualidade do ensino, possui índices elevados de empregabilidade.

Endereço: Av. Brasil, 1220. Jardim Guanabara. Campinas, SP.

Galeria de fotos - edição 2022