CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, gerencia quatro Laboratórios Nacionais – referências mundiais e abertos às comunidades científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, finalizando a montagem do Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Polo II de Alta Tecnologia - R. Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000 - Bosque das Palmeiras, Campinas - SP, 13083-970

Data : 21/10/2019

Com uma linguagem acessível demonstraremos vários projetos de pesquisa desenvolvidos nos laboratórios do CNPEM, incluindo a apresentação do Sirius, suas aplicações científicas, os desafios construtivos, parcerias etc. Nos moldes do nosso evento de popularização da ciência, o Ciência Aberta, traremos atividades lúdicas que exemplifiquem os conceitos abordados, como: visualização de amostras do cotidiano em imagens de microscopia eletrônica em 3D; apresentação do Projeto Human on a chip - método alternativo ao uso de animais que faz parte da Renama; apresentar o projeto SUCRE mostrando como obter energia renovável e mais barata e apresentação de um esquema de uma caldeira para mostrar como se dá o processo de conversão da biomassa em vapor e consequentemente em energia.
Tempo previsto de duração: 2h30
Instruções: Pedimos a todos os visitantes que venham com calças compridas e sapatos fechados e confortáveis. Caso haja algum visitante com mobilidade reduzida no grupo, favor informar com antecedência, pois alguns trajetos terão escadas. Para esses casos, há uma rota alternativa, com acessibilidade.

Data : 21/10/2019

Data : 23/10/2019