A 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovida pela Prefeitura de Campinas, Unicamp e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorreu entre os dias 13 e 19 de outubro, como parte das ações da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). O objetivo da Semana era celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
Na abertura do evento e representando o prefeito Jonas Donizetti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, destacou que a Semana populariza o tema para a população e evidenciou as pessoas que produzem ciência e tecnologia no município. “Este evento será um marco para a consolidação deste processo, destacando ainda mais a cidade de Campinas como polo de ciência e tecnologia”, discursou Rossilho.
Ao todo, o evento contou com 5 tendas instaladas ao redor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, com atividades simultâneas, que foram realizadas entre os dias 13 e 17 de outubro. Uma tenda abrigou a 1ª Expociatec, com o intuito de apresentar o trabalho das empresas incubadas na Ciatec – Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas. Um outro espaço foi destinado às instituições tradicionais de ciência e tecnologia, como forma de criar nichos de articulação entre iniciativa privada, políticas públicas, institutos, ações e os visitantes. A Sanasa realizou uma exposição sobre água de reúso, e atividades lúdicas, promovidas pelo CI&T e Clickideia, que teve como foco o público infanto juvenil, com objetivo de despertar o interesse pela área.
Também ocorreu uma programação complementar em outros locais da cidade com workshops, palestras e visitas de escolas em alguns institutos, como IMA, CTI, CPQD e CNPEM.