A 4ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovida pela Prefeitura de Campinas, ocorreu entre os dias 17 e 23 de outubro, como parte das ações da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016).
Um dos principais objetivos da semana era fazer com que o público enxergasse a ciência e a tecnologia através de uma lente mais leve e divertida, abordando o tema numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
A programação do evento incluiu palestras, visitas a museus, institutos de pesquisa, universidades, laboratório de P&D de empresas parceiras, entre outras atividades, incluindo diversos parceiros institucionais.
Com destaque para as atividades no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp em que foram realizadas três exposições: a exposição "Pátio Tempo Clima" composta por quatro objetos de aferição meteorológica (pluviômetros, heliógrafo, termômetros, manômetro) busca evidenciar conceitos importantes para a compreensão de clima e de tempo; enquanto a exposição "Praça Tempo Espaço" demonstra por meio de experimentos as diversas formas de medir espaço e tempo, indicando como as medidas foram evoluindo até os dias de hoje; já a exposição "Cor da Luz: o Código das Cores" tem como objetivo criar obras de arte com cor-luz e mostrar a física e a ciência por trás desses fenômenos, além de oficinas de experimentação.
Este foi o quarto ano que Campinas promoveu a Semana. As atividades evidenciaram a presença da ciência no dia a dia das pessoas.