Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

Endereço: Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas - SP, 13087-571

Atividades relacionadas à programação

Data : 18/10/2022
Hora evento:
13h30
Capacidade: 50

1ª ESTAÇÃO: Jogos de Tabuleiro – objetivo – disseminar a cultura de jogos de tabuleiro, apresentando jogos como quarto, hex, mancala, damas, xadrez, entre outros. Durante o circuito serão apresentados os jogos de tabuleiro que podem ser escolhidos para enfatizar o caráter lógico que pode ser explorado e apresentar possibilidades para confecção das peças com reaproveitamento dos materiais.

2ª ESTAÇÃO: Matemática Lúdica: a Geometria no Tangran – Tem como tema “Polígonos – objetivos: abordar as características das formas geométricas planas, apresentando questões que envolvem resolução de problemas com área a perímetro a partir do jogo do Tangran”; destacar e verificar a percepção de semelhanças e diferenças entre figuras planas; identificar formas bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.

3ª ESTAÇÃO: Contação de História na Aula de Matemática – “O Caso dos Quatros como Estratégia para o Ensinar/Aprender Operações Matemáticas” – objetivos: abordar a contação da história sobre “O Caso dos Quatro Quatros” presente no livro O homem que calculava, de Malba Tahan; promover um ambiente de aprendizagem para as operações matemáticas (operações de natureza multiplicativa e aditiva).

4ª ESTAÇÃO: Construção de poliedros – Convidar os participantes a construir poliedros e durante a construção solicitar que indiquem os elementos geométricos que constituem os poliedros e sua aplicabilidades – objetivo: construir poliedros e avançar com o conhecimento matemático, da comunidade que participa da atividade.

5ª ESTAÇÃO: problemas Malba Tahan – objetivos: apresentar as possibilidades de trabalho com problemas; estimular a resolução inventiva; o exercício e desenvolvimento do raciocínio lógico; uso da linguagem concisa.

6ª ESTACÃO: QUIZZ MATEMÁTICO – objetivos: encontrar na história da matemática elementos que a naturalizem; perceber que a matemática oferece elementos de evolução social; compreender melhor o que acontece e ampliar a visão de mundo; desmistificar a matemática; discutir a investigação matemática como uma possibilidade para qualquer pessoa.

Duração: 3h

Idade: 11 a 14 anos

Local: Presencial - PUC-Campinas - Campus I

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP | CEP: 13087-571

Vagas: 50

Data : 20/10/2022
Hora evento:
14h00
Capacidade: 20

A partir do Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo, os estudantes desenvolverão um perfil topográfico (com exagero vertical) do trajeto realizado por D. Pedro I e sua comitiva ao partirem do Rio de Janeiro em 13 de agosto de 1822 até chegarem às margens plácidas do Rio Ipiranga no 07 de setembro do mesmo ano. Deverão ser observadas também as passagens por diversas paisagens do território brasileiro, considerando condições sociais, econômicas e ambientais do espaço geográfico no momento histórico. Após a finalização da contextualização geográfica, os estudantes deverão construir uma maquete que represente o espaço geográfico do fato histórico.

Material necessário: régua, lápis e borracha (participantes deverão levar).

Duração: 3h

Idade: 7º ano do Ensino Fundamental

Local: PUC-Campinas, Campus I

Rua Professor Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas - SP, 13087-571

Vagas: 20