A 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campinas, foi organizada pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, tendo a Prefeitura como apoiadora. O tema foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil na época, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O evento que teve início em 21 de outubro, foi realizado na Lagoa do Taquaral, com tendas montadas próximo ao Planetário para exposições e várias atividades abertas ao público, todas gratuitas.
A Semana ocorreu até 27 de outubro, e encerrou-se com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas. A Semana tinha por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia , valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de atrair a atenção para a importância da C&T na vida de cada cidadão e no desenvolvimento do País.
A Lagoa do Taquaral foi escolhida porque é o local preferido pela população de Campinas para a prática de esportes e lazer na cidade e também de fácil acesso. Parte das programações aconteceram em tendas montadas no local e visitas nas empresas e instituições de pesquisa apoiadoras do evento: CPqD, destaque para Museu Exploratório de Ciências Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), CPFL, Rhodia, CNPEM e CTI Renato Archer.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo apoiou o evento como também a Secretaria de Educação que articulou com as escolas municipais o transporte gratuito de alunos de toda a cidade para participar da Semana. A Secretaria de Cultura participa com a programação de shows; a Secretaria de Saúde e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida também estiveram presentes no evento com palestras sobre temas de saúde; simulação de atendimento do SAMU; informações e demonstrações sobre tecnologias assistivas para crianças e Teatro de Bonecos – Turma do Bairro e atividades laborais (Lian Gong, Xiang Gong). A Secretaria de Esporte e Lazer promoveu jogos de mesa (dama, xadrez, dominó), circuito esportivo (salto, flexibilidade, força, equilíbrio e resistência), oficina de vôlei, areia, apresentação de ginástica rítmica, hip hop e grafite, oficina capoeira, ritmo e malabares com pandeiro, cama elástica, tobogã gigante, piscina de bolinha, grupo de escoteiros, aulas abertas de ginástica.