Circuito Matemático

Data evento: 
terça-feira, Outubro 18, 2022
Hora evento: 
13h30
Local do evento/atividade: 
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Período: 
Tarde
Público Alvo: 
Escolar - Fundamental II ou EJA II

1ª ESTAÇÃO: Jogos de Tabuleiro – objetivo – disseminar a cultura de jogos de tabuleiro, apresentando jogos como quarto, hex, mancala, damas, xadrez, entre outros. Durante o circuito serão apresentados os jogos de tabuleiro que podem ser escolhidos para enfatizar o caráter lógico que pode ser explorado e apresentar possibilidades para confecção das peças com reaproveitamento dos materiais.

2ª ESTAÇÃO: Matemática Lúdica: a Geometria no Tangran – Tem como tema “Polígonos – objetivos: abordar as características das formas geométricas planas, apresentando questões que envolvem resolução de problemas com área a perímetro a partir do jogo do Tangran”; destacar e verificar a percepção de semelhanças e diferenças entre figuras planas; identificar formas bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.

3ª ESTAÇÃO: Contação de História na Aula de Matemática – “O Caso dos Quatros como Estratégia para o Ensinar/Aprender Operações Matemáticas” – objetivos: abordar a contação da história sobre “O Caso dos Quatro Quatros” presente no livro O homem que calculava, de Malba Tahan; promover um ambiente de aprendizagem para as operações matemáticas (operações de natureza multiplicativa e aditiva).

4ª ESTAÇÃO: Construção de poliedros – Convidar os participantes a construir poliedros e durante a construção solicitar que indiquem os elementos geométricos que constituem os poliedros e sua aplicabilidades – objetivo: construir poliedros e avançar com o conhecimento matemático, da comunidade que participa da atividade.

5ª ESTAÇÃO: problemas Malba Tahan – objetivos: apresentar as possibilidades de trabalho com problemas; estimular a resolução inventiva; o exercício e desenvolvimento do raciocínio lógico; uso da linguagem concisa.

6ª ESTACÃO: QUIZZ MATEMÁTICO – objetivos: encontrar na história da matemática elementos que a naturalizem; perceber que a matemática oferece elementos de evolução social; compreender melhor o que acontece e ampliar a visão de mundo; desmistificar a matemática; discutir a investigação matemática como uma possibilidade para qualquer pessoa.

Duração: 3h

Idade: 11 a 14 anos

Local: Presencial - PUC-Campinas - Campus I

Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP | CEP: 13087-571

Vagas: 50