23/10 - MC Unicamp - Programa 08: Programação de oficinas

Data evento: 
Quarta-feira, Outubro 23, 2019
Hora evento: 
09h00
Local do evento/atividade: 
Museu Exploratório de Ciências da Unicamp
Período: 
Manhã
Público Alvo: 
Escolar - Fundamental I ou EJA I
Escolar - Fundamental II ou EJA II
Três opções de oficinas:
- BioFábrica: Nesta oficina os alunos aprenderão sobre como a Ciência estuda a natureza para entender a sua química e seus processos, no intuito de explorá-los na criação de soluções naturais e sustentáveis para problemas modernos.
- Oficina de Energia Renovável: Você já ouviu falar de energia renovável? Você sabe qual o impacto deste tipo de tecnologia para o futuro do planeta? Nessa oficina as crianças montarão circuitos eletrônicos e conhecerão os princípios das principais tecnologias de energia renovável.
- Areias do Mundo: Areia da praia, areia do parquinho, areia de construção. Você sabe de onde toda essa areia vem? Sabe do que ela é composta? Já reparou que a areia pode ser clara, escura, grossa, fina, de cores diferentes? Areias do Mundo" é uma exposição acompanhada de oficinas em que você poderá observar areias de várias origens e entender melhor essa grande diversidade.
Vagas: 48
Tempo previsto de duração: 2h30
Instruções e regras de segurança/comportamento:
• Após a confirmação da visita, o Museu inicia intenso processo de preparação das atividades para receber adequadamente, o número de visitantes agendados. Isso inclui compra de materiais e alocação de recursos humanos. Por este motivo, ressaltamos que é extremamente importante que o número de visitantes inicialmente agendado seja respeitado. Um número de visitantes inferior ao agendado, resultará em desperdício de recursos. Um número de visitantes superior ao agendado, inviabiliza a realização da atividade. Reforçamos ainda que a vinda de um número de visitantes superior ao agendado pode resultar em constrangimentos, uma vez que não será possível recebê-los. Mudanças no número previsto de visitantes devem ser realizadas com até 5 dias de antecedência.
• Várias atividades do Museu são realizadas ao ar livre, portanto é recomendado o uso de vestimenta adequada ao clima no dia da visita, incluindo o uso de chapéus/bonés/calçados adequados e protetor solar em dias ensolarados.
• O Museu conta com infraestrutura de banheiros e bebedouros mas não dispõe de lanchonete ou restaurante próprios.
• Os visitantes devem estar sempre atentos às recomendações de segurança no uso dos equipamentos interativos existentes no museu. Em particular, recomenda-se que crianças pequenas sejam vigiadas atentamente por seus responsáveis.
• Algumas instalações do museu são frágeis, de difícil manutenção e exigem cuidados especiais. Os visitantes devem seguir com atenção as instruções fornecidas pelos monitores/mediadores, funcionários do Museu ou atentar às sinalizações próximas aos equipamentos.
• Para o melhor aproveitamento das oficinas e atividades práticas oferecidas pelo Museu, recomendamos que sejam respeitados os horários programados para o início das atividades e que as orientações dos mediadores/monitores das oficinas sejam seguidas com atenção, respeitando-se todos os participantes e o patrimônio público do Museu.