19/10 - PUC Campinas - Programa 3: Oficina de segregação de resíduos para reciclagem e oficina de tijolos ecológicos

Data evento: 
sexta-feira, Outubro 19, 2018
Hora evento: 
13h30
Local do evento/atividade: 
PUC Campinas
Período: 
Tarde
Público Alvo: 
Escolar - Fundamental II ou EJA II

“Oficina de segregação de resíduos para reciclagem”: Apresentar as diferentes formas de segregação de resíduos, e sua importância na execução de diferentes tipos de reciclagem (mecânica, química, compostagem e biodigestão). Apresentar os conceitos de armazenamento com símbolos e cores, com ênfase em atividade lúdica e dinâmica, enaltecendo a importância da correta separação para possibilitar o aproveitamento e reciclagem dos materiais. Trabalhar em toda a atividade com os conceitos dos 3 R, redução, reutilização e reciclagem. Enfatizar a importância dos catadores na coleta seletiva e da possibilidade de melhoria da sua condição social por meio dessa atividade.

“Oficina de tijolos ecológicos”: Apresentar o laboratório de solos da PUC-Campinas, e os diferentes tipos de tijolos ecológicos existentes (adobe, tijolo de polímero reciclado e solo-cimento). Atividade lúdica, dinâmica e interativa, com o apoio do corpo técnico do laboratório, possibilitando aos alunos, organizados em grupos, preparem a mistura de um tijolo e acompanharem o processo de prensagem e produção de uma peça, aproximando os alunos do meio técnico e trabalhando com conceitos práticos de química e física aplicadas à Engenharia Ambiental. Apresentar a possibilidade de utilização dos tijolos em construções de baixo custo e como uma possível fonte de renda.

Tempo previsto de duração: 4h.

Vagas: 40

Classificação: estudantes de 11 a 14 anos.

Instruções: Para as atividades do dia 19/10 é necessário que os alunos utilizem calça comprida e calçado fechado. O uso de jaleco é indicado.