Locais participantes

O Centro de Química Medicinal – CQMED, localizado na Unicamp, em Campinas (SP), é especializado nas fases iniciais de desenvolvimento de novas drogas. Para tanto, o centro desenvolveu uma plataforma de descoberta de moléculas inibidoras de alvos específicos relacionados a doenças humanas. O CQMED foi fundado em 2015 e atualmente é credenciado como uma Unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e integra o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

 O Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

É um instituto de pesquisa que tem a missão de gerar e transferir ciência, tecnologia e pesquisas e produtos para otimização dos sistemas de produção vegetal, com responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento socioeconômico e à segurança alimentar, por meio da pesquisa, da formação de recursos humanos e da preservação do patrimônio.. Uma Instituição de excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Tropical e Subtropical. Com competência para prever e atender demandas do agronegócio, ética, rigor científico, capital humano, credibilidade, trabalho em equipe, capacidade de inovação e perseverança nos seus objetivos, são valores preservados e estimulados pelo IAC no cumprimento de sua missão. Desenvolve ações de pesquisa sintonizadas com as demandas do setor agrícola; prevê e propõe demandas; desenvolve e transfere produtos e processos; produz material bibliográfico técnico e científico; orienta a formulação de políticas públicas; forma competências científicas e críticas; contribui para a segurança alimentar; propõe produtos e processos inovadores.

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.

iLocalizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini é um observatório astronômico que se localiza no distrito de Joaquim Egídio em Campinas.

Possui quatro telescópios, com características distintas, sendo que o Telescópio de 0.5 m é muito utilizado para atividade com público e escolas devido a sua versatilidade no manuseio. Há no local também um telescópio de 600mm e uma cúpula motorizada.

Está situado no Monte Urânia, na Serra das Cabras, já próximo à cidade de Morungaba, a uma altitude de 1033m. O Observatório recebe cerca de 12 mil visitantes e estudantes por ano, em horários especiais de agendamento. O lugar abre o público somente aos domingos.

PUC-Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

 

A instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil, considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. É uma das quatro universidades mantidas pelo governo paulista.

Seu principal campus ocupa 3,5 quilômetros quadrados e está localizado no distrito de Barão Geraldo. A instituição também tem campi satélites nos municípios de Limeira, Piracicaba e Paulínia, além de gerir duas escolas secundárias técnicas, localizadas em Campinas e Limeira.

A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2015, o QS a classificou como a 195ª melhor universidade do mundo, além da 11ª melhor universidade com menos de 50 anos de existência do planeta, e como a 24ª melhor instituição universitária dos BRICS e de outros países em desenvolvimento. Em 2015, a Unicamp foi a universidade com maior número de cursos bem avaliados do país pelo Ministério da Educação. Em julho de 2017, a Unicamp ultrapassou pela primeira vez a USP, tornando-se a melhor universidade da América Latina, conforme classificação da revista britânica Times Higher Education (THE). Em 2019, a Unicamp gerou impacto de R$13,8 bilhões na região de campinas, contabilizando empregos diretos e indiretos, além do impacto econômico das suas empresas-filhas.