Locais participantes

A Campinas Tech é uma comunidade de empreendedores, startups, empresas e hubs de inovação de Campinas e Região.

A Casa Hacker é um espaço hacker sem fins lucrativos e 100% dedicada a colocar comunidades locais no controle de suas experiências digitais e a moldarem o futuro da tecnologia da informação e comunicação para o bem público. Somos uma organização de base comunitária e de raízes periféricas, apaixonados por tecnologia, ciência, sociedade e cultura. Nossa atuação é de inclusão digital, quando as informações tornam-se digitais, as pessoas que não foram incluídas e alfabetizadas digitalmente não têm acesso a elas, amplificando a desigualdade e dificultando a promoção da justiça social.

 

O Centro Boldrini atua com pesquisa de novos tratamentos contra o câncer da criança e do adolescente com o intuito de fomentar o avanço científico.

Atividade dos Laboratórios:

- Laboratório de Biologia Molecular: O Dr. Andres coordena o Laboratório de Biologia Molecular, onde são utilizadas técnicas de genética e modelos animais para análise da Leucemia Linfóide Aguda. Também é estudado o desenvolvimento de novos tratamentos contra essa doença, realizando teste de diversas drogas.

- Laboratório de Anticorpos Terapêuticos: A Dra. Zenatti coordena o Laboratório de Anticorpos Terapêuticos.  Os anticorpos são proteínas responsáveis pela defesa do nosso organismo, atuando de diversas formas. Nosso trabalho é estudá-los e desenvolvê-los para que atuem no combate contra o câncer.

- Laboratório de Imunoengenharia: Sob orientação do Dr. Pedro, o laboratório de Imunoengenharia (IMEG), se dedica ao desenvolvimento de terapias celulares avançadas. Atualmente, estamos estudando um meio de "ensinar" ao sistema imune como reconhecer e eliminar as células do câncer.

O Centro de Química Medicianal - CQMED é um laboratório internacional, com colaboração e participação de cientistas do mundo todo. O centro de pesquisa possui estrutura para investigar profundamente as proteínas, sejam humanas ou de parasitas. Conta com um laboratório sofisticado para preparar moléculas químicas capazes de interagir com essas proteínas e assim, utilizá-las como alvo de futuros medicamentos.

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que desde sua criação, em 1982, atua em parceria com agentes do setor privado, da academia e do governo para promover ambiente propício à geração de inovações em processos e produtos, visando o fortalecimento da indústria nacional.

Ao longo de sua trajetória, o CTI Renato Archer criou e aperfeiçoou competências técnicas capazes de atender demandas dos variados setores socioeconômicos tais como: Tecnologias Tridimensionais, Robótica e Visão Computacional, Tecnologias e Metodologias para Modelagem de Processos, Tecnologias de Superfícies de Interação e Displays, Tecnologias para Concepção de Sistemas de Hardware, Empacotamento Eletrônico e Qualificação de Produtos Eletrônicos, Tecnologias para Melhoria de Processos de Software e de Segurança de Sistemas de Informação, entre outras.

Esse conjunto de competências se organiza em torno de projetos de interesse do setor acadêmico, industrial, de serviços e também do Governo, os quais são executados em uma infraestrutura laboratorial de alta complexidade e em permanente atualização.

As ações de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do CTI Renato Archer são desenvolvidas com base no planejamento estratégico do MCTIC e com foco em quatro principais eixos temáticos: Indústria 4.0, Saúde Avançada, Tecnologias Habilitadoras e Governo Digital.

Esse modelo de atuação estimula a integração das competências técnicas internas, e de parceiros, para a finalidade principal de contribuir com o avanço da capacidade produtiva do país e da melhoria das condições para a promoção de inovações de interesse da sociedade.

 

A escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini há mais de 25 anos atua na formação de técnicos nas áreas de Alimentos, Automação e Desenvolvimento de Sistemas, além disso capacita profissionais nessas mesmas áreas com foco na inovação e tendências do mercado. Desenvolve ainda, serviços tecnológicos por meio do Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas, especializado em desenvolvimento de produtos, assessorias e ensaios metrológicos, tendo como missão aumentar a competitividade da indústria.

O Centro de Pesquisa Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) tem como objetivo desenvolver variedades agrícolas ou outras soluções que tornem as plantas tolerantes às mudanças climáticas, ou seja, capazes de se desenvolver em cenários de altas temperaturas e deficiência hídrica. Trata-se de uma parceria entre Unicamp e Embrapa, financiada pela Fapesp.

O Instituto Agronômico (IAC) de Campinas é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Seu corpo de servidores conta com 127 pesquisadores científicos e 269 funcionários de apoio. Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, Centro Experimental Central e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios, demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos.

 

Interior IMECC

O IMECC oferece cursos de graduação e de pós-graduação em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Nossos cursos são bastante prestigiados e encontram-se entre os mais procurados no país, tanto por estudantes brasileiros quanto estrangeiros.
O IMECC desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas da matemática e da estatística. Seus professores integram inúmeros projetos de cooperação nacionais e internacionais, e a intensa atividade científica do instituto traduz-se na publicação anual de centenas de artigos em periódicos especializados, assim como em prêmios e distinções acadêmicas.
Os indicadores de desempenho do IMECC situam-no entre os centros do gênero na América Latina.

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade criado em 2003, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade. Tem a missão de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado. A Inova atua em quatro focos: Propriedade Intelectual; Parcerias em Projetos Cooperativos e Transferência de Tecnologia; Parque Científico e Tecnológico e Empreendedorismo; Relações Institucionais e Comunicação.

ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos - visão aerea

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

O Núcleo Campinas de Empresas Juniores é uma organização formada por estudantes de graduação responsável por representar, conectar e potencializar as empresas juniores da região de Campinas, que abrange 8 cidades, 9 instituições de ensino e mais de 1.200 empresários juniores.

Uma empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos formada exclusivamente por alunos de graduação. Assim como qualquer outra empresa, uma empresa júnior realiza serviços a clientes reais e, com o dinheiro captado, investe na capacitação profissional de seus membros e na infraestrutura da empresa. No Núcleo Campinas existem empresas juniores dos mais diversos cursos, desde Letras até Engenharia.

Observatório Municipal de Campinas à noite

O Observatório Jean Nicolini é um equipamento público administrado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e atua com pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

PUC Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana. A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática – LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

 

A instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também diversos laboratórios de informática com modernos computadores para auxiliar o trabalho dos alunos e docentes, e em especial para o curso de Engenharia de Computação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de projetos computacionais.

Olá, somos um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do Brasil e estamos aqui em Campinas. Em quase 20 anos de história, nos especializamos em solucionar problemas e trazemos em nossa bagagem mais de 1.000 projetos que impactam a vida de milhões de pessoas, levando inovação e fazendo o futuro acontecer agora. E, falando em futuro, você sabia que os robôs estão mais pertos do que nunca? Nesse webinar vamos te mostrar o há de mais novo em tecnologias para fazer com que os robôs consigam entender tudo o que a gente escreve. Vamos nessa?

 

 

Galeria de fotos - edição 2020