Locais participantes

Fachada Centro Infantil Boldrini

É o maior centro de tratamento do Câncer Infantil e Doenças do Sangue da América Latina. O Boldrini tem 41 anos e hoje estão em atendimento cerca de 10 mil crianças. 80% dos pacientes vêm do SUS (Sistema Único de Saúde) e 20% de Convênios. Os índices de cura chegam a 80%, graças ao trabalho desenvolvido em Assistência, Pesquisa e Ensino focados no câncer pediátrico. É filantrópico e 44% de sua receita vêm de doações.

CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, gerencia quatro Laboratórios Nacionais – referências mundiais e abertos às comunidades científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, finalizando a montagem do Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

CQMED

O CQMED é um laboratório internacional, com colaboração e participação de cientistas do mundo todo. Trabalham sob conceito de Ciência aberta, ou seja, compartilham seus resultados, informações, reagentes com outros centros de pesquisa, indústrias farmacêuticas para que a pesquisa em geral seja mais rápida, econômica e sustentável e gere mais rapidamente produtos para a saúde e bem-estar da sociedade. O centro de pesquisa possui estrutura para clonagem e produção de proteínas humanas e de parasitas e realização de experimentos para avaliar a atividade de tais proteína e também para desvendar suas estruturas 3D. Também possui um laboratório para fazer moléculas químicas capazes de inibidor a atividade dessas proteínas com a finalidade de estudar suas funções dentro das células/ organismos para que possam ser utilizadas como alvo de medicamentos.

CTI Renato Archer

O CTI Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, que visa agregar valor aos produtos e aumentar a competitividade do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil. Além disso, atua em áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. A intensa interação com os setores acadêmico, por meio de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, faz do CTI uma instituição capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) diversificado, focado em prover soluções para o mercado e para sociedade. As atividades do CTI integram também a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Ecobrinquedoteca

Foto: Guardiões da Ecobrinquedoteca

As atividades da Ecobrinquedoteca são gratuitas e direcionadas para o público a partir de 16 anos visando a formação de Ecobrinquedistas para a área Pedagógica, Terapêutica e/ou lazer. O objetivo é ampliar a Criatividade para que tod@s tenham sua Ecobrinquedoteca com a REutilização de sucatas variadas e, assim contribuir para um consumo sustentável e fortalecimento das ações ECOLÚDICAS culturais como “Ciência para a redução das desigualdades”.

SENAI "Roberto Mange"

Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Roberto Mange” e Núcleo de Inovação e Design SENAI “Roberto Mange”, ofertam cursos desde a iniciação profissional até a pós-graduação lato sensu, em que a pesquisa aplicada e a inovação, são partes integrantes a todas estas formações.
A Escola e Faculdade dispõem de modernas máquinas de usinagem, laboratórios de ensaio de materiais, prototipagem, metrologia e equipamentos.
O Núcleo de Inovação e Design por sua vez, atende o mercado realizando diversos tipos de projetos de produtos, pesquisa aplicada e consultoria criativa, utilizando da tecnologia e conhecimento existentes na entidade, além de estar em consonância com as novas realidades do mercado.

Fachada SENAI Zerbini

A Escola SENAI Zerbini possui cursos técnicos em Informática, Automação Industrial e Alimentos. A infraestrutura é dotada de plantas piloto para processamento de alimentos e laboratórios de automação e informática para que os alunos possam aprender fazendo.

Fachada Fatec Campinas

FATEC Campinas: Instituição Estadual de ensino superior, oferece 240 vagas semestrais, gratuitas, nos Cursos de Graduação de Processos Químicos - PQ (40 vagas manhã e 40 noite), Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS (40 vagas manhã), Gestão de Energia e Eficiência Energética - GEEE (40 vagas noite), Gestão da Tecnologia da Informação GTI (40 vagas noite) e Gestão Empresarial - GE (40 vagas manhã).
Inaugurada em 2014 o prédio amplo, localizado ao lado da ETECAP no campo dos Amarais, conta com 24 salas de aulas, laboratórios de informática, laboratórios de Química, laboratórios de Física, Sala de Metodologias Ativas, Biblioteca e Auditório.

IAC

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Seu corpo de servidores conta com 161 pesquisadores científicos e 319 funcionários de apoio. Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, Centro Experimental Central e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios, demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos.

Interior IMECC

O IMECC oferece cursos de graduação e de pós-graduação em Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Nossos cursos são bastante prestigiados e encontram-se entre os mais procurados no país, tanto por estudantes brasileiros quanto estrangeiros.
O IMECC desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas da matemática e da estatística. Seus professores integram inúmeros projetos de cooperação nacionais e internacionais, e a intensa atividade científica do instituto traduz-se na publicação anual de centenas de artigos em periódicos especializados, assim como em prêmios e distinções acadêmicas.
Os indicadores de desempenho do IMECC situam-no entre os centros do gênero na América Latina.

ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela Cgcre/Inmetro. Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Museu Dinâmico de Ciências de Campinas / Planetário

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas atende escolas e o público em geral desde 1987, ao visitar as dependências do Planetário/MDCC as pessoas estarão entrando num mundo de curiosidade e aprendizado.

Estantes dentro do Museu de Tecnologia ‘Maria José Di Santo Navarro’

O Museu de Tecnologia “Maria José Di Santo Navarro” surgiu da união do desejo da Sra Maria José Di Santo Navarro em preservar itens relacionados à História da Tecnologia, pessoais e das instituições das quais é mantenedora, com a ideia, já antiga, do Prof. Marcos Diniz de Magalhães Chaves de preservar e transmitir o conhecimento sobre a evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação para gerações futuras através da coleta e registro de itens que mostram no presente a tecnologia usada no passado.
Visão: Ser reconhecido como modelo na preservação e divulgação da Tecnologia na Região Metropolitana de Campinas.
Missão: Preservar e difundir a História da Tecnologia e Computação para as gerações presentes e futuras, apresentando a Tecnologia de uma forma prazerosa, lúdica e interativa.
Local: Faculdade IESCAMP | 2º Andar (subir pela escada próxima à Biblioteca)

Museu Exploratório de Ciências da Unicamp

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp é uma entidade educativa, de difusão e de disseminação científica. Nossa missão é estimular a curiosidade sobre o mundo e seus fenômenos, promovendo uma postura autônoma e criativa na busca do conhecimento científico. O Museu possui um espaço de exploração interativa permanente, organiza exposições para promover participação ativa dos visitantes e promove oficinas de cunho educacional envolvendo exploração e resolução de problemas. Essas oficinas apresentam o método científico na prática, incentivam os participantes a observarem o mundo ao seu redor, a apropriar-se do conhecimento e refletir sobre o mesmo. Conheça mais sobre o Museu em seu site: http://www.mc.unicamp.br/ ou no Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp/

Observatório Municipal de Campinas à noite

Pesquisa e difusão do conhecimento da ciência astronômica, com exploração do céu a olho nu e com o telescópio.

PUC Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a partir de valores ético-cristãos, considerando as características socioculturais da realidade, tem como missão produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana.
A Instituição possui Laboratório de Ensino de Matemática-LEMA, que possui lousa digital e amplo acervo de materiais manipulativos e jogos matemáticos, e salas de informática para o desenvolvimento de projetos e experiências de ensino de matemática inovadoras. Possui também Laboratório de Solos e Geologia com equipamentos que permitem a correta manipulação de solo, Laboratório de Estrutura e Materiais de Construção com uma prensa de tijolos ecológicos, área externa com recipientes para armazenamento de resíduos sólidos área externa onde ocorre compostagem.

SiDi

Nascemos em 2004, a partir do desejo de transformar o mundo. Desde então, trabalhamos para levar nosso conhecimento a nossos parceiros. Graças a uma equipe que esbanja expertise, criamos projetos que transformam e facilitam o dia a dia de milhões de pessoas. Nossa busca pelo novo, entendendo as necessidades individuais de cada projeto que já passou por aqui, nos tornou reconhecidos globalmente por desenvolver soluções e serviços seguros para as pessoas e para o planeta. E no evento CTI, iremos disponibilizar instrumentos tecnológicos + conceitos técnicos sobre Realidade Aumentada, com games num formato mais lúdico para uma aprendizagem mais dinâmica e divertida para os alunos.

Galeria de fotos - edição 2019